Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!

Riscos, pintura e carro: três palavras que nenhum automobilista gosta de associar por significarem uma factura que pode ser bem pesada na oficina.

Mas, será que vale a pena ir a um "bate-chapa" apenas para eliminar aquele arranhão que nos irrita sempre que olhamos para ele?

É justamente para resolver essas situações que a caneta de retoque de pintura pode ser muito útil… e amiga da carteira!

A caneta de retoque é muito fácil de usar, mesmo se nunca o tiver o feito, e não exige outros materiais para fazer a reparação.

É muito eficiente e com um resultado quase imediato, resistindo aos raios ultravioleta e às intempéries. Uma aplicação é o suficiente para retocar a pintura.

Claro que há passos a seguir antes de aplicar essa solução. Um mau uso pode deixar a pintura num estado ainda pior do que antes!

Escolha a cor correcta

Sim, a frase deste subtítulo pode parecer ridícula à primeira leitura mas é preciso compreender que não se está a falar de um fluido transparente que apenas cobre os danos sem realmente disfarçá-los.

Antes de mais nada, é essencial conseguir uma caneta de retoque da cor exacta da pintura da viatura, de preferência acompanhado de um verniz transparente.

À partida, basta saber a referência da cor do automóvel, já que as tonalidades usadas por cada marca são muito distintas e adquiri-la numa plataforma informática de vendas de acessórios auto ou em centros de reparação automóvel.

Limpe bem a área a pintar

Descoberta a cor correcta da pintura do automóvel, pode deitar mãos à obra… começando por limpar a área afectada de impurezas, manchas e outras imperfeições.

Um pano macio em algodão ou microfibra é o ideal para esta operação, por não deixar resíduos. Só então, com a área do risco já seca, pode "atacar" a pintura.

Primeiro, no entanto, é conveniente testar a caneta de retoque numa zona discreta da carroçaria para ver para ver o resultado.

E, como é óbvio, pode sempre aceder a uma plataforma informática dedicada à pintura automóvel para diminuir os riscos de qualquer erro.

Retocar com precisão

Para entender completamente o processo, é aconselhável perceber qual é a profundidade do risco ou do arranhão.

Ao aplicar a tinta da caneta de retoque nesse "buraco", tenha toda a atenção para que ela não passe para a pintura original.

Não tenha pressa: agite bem a caneta e aplique uma camada bem fina apenas onde for necessário.

O ideal é aplicar algumas gotas e espalhar onde necessário com um pincel muito, mas muito fino, para que consiga controlar a quantidade de tinta aplicada.

Secar e proteger a reparação

Operação terminada? Nem por isso! Primeiro, é preciso deixar a tinta secar, uma etapa que pode ser agilizada com um vulgar secador de cabelo.

Só então se passa à última etapa para proteger a pintura. Como o retoque será sempre mais recente do que a pintura original, é necessário pensar como pode ser protegido e evitar que se destaque com o tempo.

Passar um abrasivo muito ligeiro para normalizar e aperfeiçoar a superfície permite camuflar o retoque.



Pode, depois aplicar um pouco de verniz transparente, que normalmente acompanha a caneta de retoque, e polir a área para que a diferença seja o mais invisível possível.

Saiba que, com o tempo, o retoque bem feito de um risco na pintura quase o pode fazer duvidar onde é que ele se encontrava. Basta alguma paciência e mão firme na reparação!

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque